A tag “urnas”está em alta há varias horas no Twitter, milhares de internautas estão comentando sobre a movimentação de urnas eletrônicas que possivelmente foram retiradas às pressas neste domingo,20, do TRE-SP.
O Deputado Estadual Gil Diniz disse que irá oficializar no TRE-SP sobre a movimentação das urnas nesse domingo na capital, para onde foram levadas e qual empresa foi contratada para fazer o transporte, bem como quem coordenou e fiscalizou essa operação.
Veja:
Segundo o TSE após a realização das eleições, as urnas eletrônicas retornam para os depósitos, onde são guardados com segurança e manutenção periódica para serem utilizados no próximo pleito, 100% de sua composição pode ser reciclada ou reaproveitada. Transcorrida a vida útil, que é de cerca de 10 anos e seis eleições, o descarte é feito de forma ecologicamente correta, refletindo a preocupação da Justiça Eleitoral com a preservação do meio ambiente.
A manutenção e o armazenamento da maioria das urnas são de responsabilidade dos Tribunais Regionais Eleitorais dos 26 estados e do Distrito Federal. O coordenador de Tecnologia Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Rafael Azevedo, destaca que todas os equipamentos pelo país ficam guardados em mais de 1,1 mil locais de armazenamento.
“Algumas unidades da Federação escolhem um local centralizado, isto é, um único depósito. Outras, por sua vez, trabalham com o que chamamos de polos, que são depósitos distribuídos por estado. Há ainda os lugares que denominamos descentralizados, onde as urnas são armazenadas nos próprios cartórios eleitorais”, explica.