O general Julio Cesar de Arruda, indicado de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para assumir o comando do Exército, toma posse antecipadamente nesta sexta-feira (30/12). A definição ocorrerá dois dias antes da posse presidencial, no dia 1º de janeiro. A informação foi confirmada e divulgada pelo Metrópoles.
A antecipação para a nomeação do militar se dá pela pressão em volta do novo governo em relação à segurança de Lula devido à manifestações nos arredores do Quartel-General do Exército, em Brasília, e ameaças de atentados vistas nos últimos dias.
Existe também a possibilidade de antecipação na posse do novo comandante da Marinha. Assim, o comandante de esquadra Almir Garnier Santos entregaria a pasta para Marcos Sampaio Olsen nesta quarta (28/12) ou quinta-feira (29/12).
A afirmação de Dino se dá pela tentativa de atentado terrorista contra o Aeroporto Internacional de Brasília na véspera de Natal. O responsável pelo frustrado ataque, George Washington de Oliveira Sousa, queria que a explosão provocasse a decretação de estado de sítio e uma intervenção militar para impedir a posse do petista.
A troca de comando das Forças Armadas antes da posse do Lula representa o fim de qualquer esperança do exército agir em uma intervenção sob comando de Bolsonaro já que os novos comandantes indicados por Lula serão fiéis às ordens do petista. Bolsonaro perde neste momento o controle que detinha sob às forças armadas.
Piada isso..achei que esse veículo de informação fosse mais sério..o “terrorista” é um sindicalista da Petrobrás,amigo do Alckmin e da Janja ,e essa tentativa ridícula e infantil de noticiar troca de comando do EB é totalmente fantasiosa…olhem lá
Quanta mentira. Foi Bolsonaro que fez tudo..