O deputado federal e militante de esquerda André Janones fará parte do grupo de trabalho de Comunicação Social na transição de governo do presidente eleito Lula (PT). O nome do parlamentar e dos demais componentes foi anunciado nesta quarta (16).
Advogado de formação, Janones ganhou projeção nacional ao participar ativamente da campanha de Lula, sobretudo nas redes sociais com ataques e fake news a rivais. Dividindo opiniões entre aliados do próprio petista, o deputado imprimiu um ritmo mais direto e agressivo nas publicações.
Uma das prioridades da área de comunicação no novo governo Lula, apontada pelo próprio Janones, deve ser a apresentação de um projeto para regulamentar o uso das redes sociais. Este também foi um pedido do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, a Lula quando se encontraram no dia 10 de outubro.
Em relação à Empresa Brasil de Comunicação (EBC), a futura gestão deve retomar algumas medidas dos governos petistas, como a criação de um conselho editorial, além de outras mudanças em relação ao governo Bolsonaro. A avaliação de Janones é que o atual governo “deixou muito a desejar” na comunicação institucional, enquanto priorizou as redes sociais.
A ex-presidente da EBC no governo Lula, a jornalista Tereza Cruvinel, também faz parte da equipe de transição, assim como a ex-deputada federal Manuela D’ávila.