Mais

    Sem água no Nordeste, Líder do Governo Lula comemora a volta do ‘Carro-Pipa’

    A Operação Carro-Pipa VOLTOU!

    O trecho inicial do Cinturão das Águas do Ceará, que amplia a disponibilidade de água na região do Cariri não recebe água desde novembro de 2022, durante a gestão de Jair Bolsonaro, quando foi fechado por causa de serviços de manutenção e até o momento não foi reaberto pela atual gestão Lula.

    Nas redes sociais há vários relatos de moradores da região que denunciam a falta de água para realizar as necessidades básicas do dia a dia, contudo o senador Randolfe Rodrigues, Líder do Governo Lula no Congresso Nacional comemorou em seu Twitter a volta da ‘operação carro-pipa’, que já foi alvo de diversas denúncias por desvio de dinheiro público e fraudes, em sua postagem o senador disse:

    “A Operação Carro-Pipa VOLTOU! Ela foi reestabelecida pelo novo governo após ter sido suspensa pela antiga gestão, em novembro e dezembro de 2022. O corte afetava 1,6 milhão de pessoas que sofrem com a seca, a maioria no Nordeste.”

    Veja:

    Muitos criticaram a comemoração de Rodrigues, o Deputado Delegado Humberto disse: “Esquema de usar a seca e o sofrimento do nordestino para arrecadar dinheiro, voltou!”

    As fraudes no programa ocorrem da seguinte forma, os criminosos adulteram a marcação da quilometragem dos carros-pipa da operação Carro-Pipa do Governo Federal para fingirem que entregaram a água para a população e jogam a água que deveria ter sido entregue fora, dessa forma recebem o dinheiro do governo sem ter feito o serviço de entregar a água em regiões distantes e necessitadas, como diz operação da Polícia Rodoviária Federal que descobriu o esquema de fraudes em 2017.

    Em nota o Ministério do Desenvolvimento Regional afirma que “a entrega de água na região ocorre apenas sob demanda da operadora estadual do Ceará”. Segundo o ministério, as bombas que enviam água do Eixo Norte do Pisf (Projeto de Integração do Rio São Francisco) para o cinturão estão paralisadas para serviços de manutenção. Os problemas começaram em setembro do ano passado, quando um dos conjuntos parou. O equipamento está localizado na Estação EBI-3.

    leia também

    guest
    0 Comentários
    Inline Feedbacks
    Ver todos comentários
    0
    Faça um comentáriox