Em 2022 a poupança rendeu mais que inflação pela primeira vez após três anos. O levantamento, divulgado nesta semana pela consultoria Trade Map, mostrou que houve um retorno real de 2% acima do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O IPCA acumulado fechou o ano em 5,79%, valor acima das estimativas de 5,60% do mercado. Já a poupança teve rendimentos em 7,90%. Em 2018, a poupança havia rendido 0,85%.
Aplicações que prometem rendimento fácil não se saíram tão bem em 2022. É o caso do ouro, que teve perda real de 13,49%. O bitcoin teve o pior desempenho entre 13 aplicações analisadas pelo Trade Map; chegando a um retorno negativo de 68,27%.
Confira o ranking completo das aplicações que renderam mais que a inflação:
- 1° – IHFA
Rendimento de 7,45%
O IHFA, Índice de Hedge Funds ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), é uma referência para a indústria de hedge funds (traduzida como fundos de hedge; fundos multimercado). Esses fundos são uma forma de investimento onde gestores tomam decisões para lucrar independente da situação do mercado. Eles mesclam aplicações em vários segmentos, mesclando ativos de renda fixa e variável. O índice foi criado para mensurar a evolução desses fundos; ter um termômetro sobre a rentabilidade.
- 2°- IDIV
Rendimento de 6,49%
O IDIV, Índice Dividendos, lista empresas com melhor desempenho em retornos de dividendos na Bolsa de Valores. É uma espécie de carteira teórica, que mostra o desempenho na reumuneração de investidores. Conta com ações, especialmente, de empresas como a Cemig.
- 3° – CDI
Rendimento de 6,24%
O CDI, Certificado de Depósito Interbancário, serve para que os bancos emprestem dinheiro entre si. Por regra do Banco Central, as instituições devem encerrar com saldo positivo todos os dias. Como às vezes há mais resgate que depósitos, os bancos tomam dinheiro emprestado uns dos outros, emitindo um CDI. Nos empréstimos, há a cobrança de juros e ela serve de parâmetro para aplicações de renda fixa. O cidadão comum não consegue investir em CDI, mas ele vale como base para pagamento de investimentos.
- 4° – IMA Geral
Rendimento de 3,66%
O Índice de Mercado ANBIMA é um indicador da rentabilidade de um conjunto de títulos públicos federais. É subdividido em outros subíndices de acordo com a forma de remuneração (taxa fixa, acompanhando a variação de juros ou juros somados à variação da inflação) e o prazo. É uma referência para investimentos de renda fixa.
- 5° – Poupança
Rendimento de 2%
A velha poupança é a queridinha de investimentos entre os brasileiros. É uma aplicação de renda fixa simples. Sua rentabilidade varia de acordo com a taxa Selic (taxa básica de juros).