Mais

    Sai Paulo Guedes e entra Fernando Haddad

    Cresce cotação de Fernando Haddad para ministro da Fazenda.

    O candidato derrotado ao governo paulista em 2022, Fernando Haddad está cada vez mais perto de ser escolhido como ministro da Fazenda de Lula.

    Haddad já foi ministro da Educação (2005-2012). Com atuação política no PT há décadas, ele tem a estampa procurada por Lula para comandar a economia em sua administração.

    Embora apoiadores do Lula aprovem o nome nas redes sociais, Haddad tem contra si alguns óbices que podem impedi-lo de prosperar sua indicação. Por exemplo, Haddad fez uma campanha muito dura contra Tarcísio de Freitas (Republicanos), que acabou vencendo a disputa pelo governo do Estado de São Paulo. Pode não ser uma boa solução ter um ministro da Fazenda cuja relação não seja a melhor com o governador paulista, pois São Paulo é a maior economia do país.

    Para alguns petistas, parte do empresariado e da Faria Lima seria uma surpresa premiar Haddad. Ele perdeu a reeleição para prefeito de São Paulo em 2016. Perdeu a disputa presidencial para Bolsonaro em 2018. E a eleição para governador em 2022. Muitos creditam essas derrotas à “cintura dura” de Haddad para fazer política e se apresentar de maneira simpática aos seus interlocutores.

    Ainda assim, ele tem sido chamado por Lula para reuniões importantes desde a vitória do petista em 30 de outubro, mesmo sem fazer parte da equipe de coordenação.

    A lista de possíveis nomeados por Lula para a Fazenda só aumenta nos últimos dias. Além de Haddad, outros pelo menos 8 nomes (alguns citados apenas como balões de ensaio):

    A decisão de Lula não deve ser nesta semana. Ele apenas vai começar a definir seus nomes agora, sabatinando possíveis candidatos e resolvendo problemas mais urgentes, como uma forma de garantir recursos para pagar as promessas de campanha em 2023.

    leia também

    guest
    0 Comentários
    Inline Feedbacks
    Ver todos comentários
    0
    Faça um comentáriox