Mais

    PF volta a emitir passaportes e Brasil registra número histórico de brasileiros qualificados imigrando para os EUA

    A Polícia Federal (PF) informou nesta 2ª feira (26) que a emissão de passaportes está em processo de normalização. De acordo com a instituição, a distribuição dos documentos cuja demanda estava represada desde o início de dezembro já foi iniciada.

    Uma semana antes, a PF chegou a informar que 108.701 pessoas aguardavam para receber o passaporte.

    A quantidade de brasileiros altamente qualificados com nível superior que deixaram o país para trabalhar nos Estados Unidos cresceu mais de 13 vezes nos últimos meses de 2022, na comparação com o ano anterior. É o que mostra uma pesquisa do escritório de advocacia AG Immigration, que coletou dados referentes ao ano fiscal americano, que começa em 1º de outubro e termina em 30 de setembro do ano seguinte.

    De acordo com o levantamento, em 2021, 147 brasileiros foram aprovados em uma das duas principais categorias de visto EB, conhecido como “green card”, que dá permissão para trabalho e moradia permanente nos EUA. Já em 2022, esse número saltou para 1.983, o maior já registrado.

    A quantidade de profissionais do Brasil que se mudaram para viver e trabalhar nos EUA em 2022 supera a soma dos 19 anos anteriores da série histórica, iniciada em 2003.

    A pesquisa aponta ainda que houve um aumento significativo na quantidade de brasileiros preenchendo vagas que exigem qualificação acadêmica nos EUA. Os profissionais que mais têm imigrado são os que atuam na área de tecnologia, como desenvolvedores, programadores, arquitetos e analistas de sistemas e gerentes de TI.

    Também houve um crescimento expressivo de dentistas trabalhando nos EUA, pois se trata de uma profissão em que há escassez de profissionais no país. Em geral, os dentistas precisam fazer dois anos de pós-graduação para revalidar o diploma, mas já começam a receber propostas de trabalho em clínicas, consultórios e grandes redes antes mesmo de concluir o curso.

    Segundo os últimos dados oficiais, os EUA têm atualmente cerca de 10,3 milhões de vagas abertas no mercado, para um contingente de desempregados que chega a 6 milhões. Ou seja, as empresas têm condições de absorver esse crescimento na oferta de profissionais brasileiros.

    O que é preciso para imigrar legalmente para os Estados Unidos?

    Entrar com um visto de não-imigrante e morar no país apenas enquanto o visto durar; Entrar com um visto de não-imigrante e, antes do fim do seu prazo de duração, requisitar a troca para um visto de imigrante ou para o título de residência permanente (Green Card).

    Contudo, para realizar o sonho de morar definitivamente nos Estados Unidos, é necessário pagar um preço mais alto: além de desembolsar de US$ 800 mil a US$ 1 milhão para emitir o visto EB-5, também há taxas de imigração e a exigência de criar uma empresa e gerar pelo menos dez novos empregos no país.

    Mas… você também pode obter um Green Card sendo cidadão norte-americano: é possível se naturalizar e conseguir a cidadania após alguns anos vivendo como residente permanente, ou também por casamento com algum americano (a).

    leia também

    guest
    0 Comentários
    Inline Feedbacks
    Ver todos comentários
    0
    Faça um comentáriox