A nomeação do embaixador Mauro Vieira como ministro das Relações Exteriores desiludiu um grupo de diplomatas mulheres que apoiaram o Lula (PT). Isso porque elas esperavam uma liderança feminina no comando da pasta. Tiveram de contentar-se com uma secretaria.
Nos bastidores, as mulheres que ajudaram Lula a vencer a eleição viram as primeiras indicações como algo frustrante, nesta sexta-feira (9) os nomes do primeiro escalão de seu futuro governo foram definidos os chefes das seguintes pastas: Fazenda; Casa Civil; Justiça e Segurança Pública; Defesa e Relações Exteriores e não há nenhuma mulher ou negro nas pastas.
Sendo que na Fazenda foi colocado Fernando Haddad (PT), na Casa Civil: Rui Costa (PT), na Defesa: José Múcio (PTB), na Justiça: Flávio Dino (PSB) e na Relações Exteriores: Mauro Vieira.
Espera-se que a secretaria-geral do Itamaraty, considerada “prêmio de consolação às mulheres”, seja ocupada por Maria Laura da Rocha, por outro lado, negros ainda continuam de fora de cargos importantes.
Simples: basta o maldhadd, o dinoceronte e o rui costa se autodeclararem negros!