Mais

    Governo Lula age para retirar assinaturas e consegue barrar CPI para investigar mandantes dos atos em Brasília

    O Governo conseguiu barrar a CPI para investigar os atos que ocorreram em Brasília, senadores da base do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retiraram assinaturas da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Senado diante da ofensiva do governo para barrar as investigações no Congresso sobres os ataques de 8 de janeiro.

    Na semana passada, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou ao STF (Supremo Tribunal Federal) que o requerimento foi apresentado na legislatura passada, que acabou em janeiro, e deu até sexta-feira (17) para que os senadores assinassem de novo ou recuassem.

    Dos 44 parlamentares da atual legislatura que apoiavam o pedido de CPI da senadora Soraya Thronicke (União Brasil-MS), apenas 15 confirmaram as assinaturas, 12 a menos que o exigido. Nove voltaram atrás, incluindo o líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

    Com isso, a autora do requerimento, Soraya Thronicke, não consegue chegar ao mínimo de 27 adesões. Mas o governo Lula, que se opõe à realização da CPI, terá de lidar com a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), que tem a adesão de 193 deputados e 37 senadores, cumprindo as exigências de um terço da Câmara (181) e do Senado (27).

    leia também

    guest
    0 Comentários
    Inline Feedbacks
    Ver todos comentários
    0
    Faça um comentáriox