O Governo Lula segue fazendo os mais pobres pagarem a conta, dessa vez a equipe econômica fez com que os bancos suspendessem empréstimos aos aposentados. A redução nos juros do empréstimo consignado para aposentados do INSS pode ter efeito contrário do esperado pelo governo. Vários bancos, entre eles Bradesco, Itaú e até Banco do Brasil e Caixa, suspenderam essas operações.
O setor teme que a margem desse tipo de produto fique negativa, inviabilizando a concessão, especialmente para quem tem renda menor e os mais idosos, com maior risco de inadimplência. A Febraban esclareceu que o setor já havia sinalizado o risco de redução da oferta.
Aprovada na segunda-feira (13), a medida, que reduz o teto dos juros de 2,14% para 1,7% ao mês, foi proposta pelo ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, e aprovada pelo Conselho Nacional de Previdência Social. O órgão tem representantes do governo, de empregadores, trabalhadores, aposentados e pensionistas, mas está temporariamente sem membros do Planejamento e da Fazenda, que, historicamente, fazem parte do colegiado.
Segundo auxiliares do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a redução foi “decisão unilateral” de Lupi, sem consulta à equipe econômica ou à Casa Civil. Diante das consequências e do impacto sobre os próprios aposentados, Haddad estudará uma alternativa.
Lupi criticou a decisão: “Os bancos estão se prevalecendo dos aposentados e pensionistas. Eles já lucram acima da média. Não é aceitável isso”. (Congresso em Foco)