A tão especulada mudança de regras especuladas pelos milheiros que gostam de acumular pontos e milhas com cartões de crédito finalmente veio, o Banco Itaú anunciou as novas regras do Cartão de crédito Itaucard Pão de Açúcar. A partir de fevereiro, dia 02/02, o cartão pontuará os gastos em dólar, não mais em reais, como era feito. Além disso, a conversão de pontos foi cortada para mais da metade: 2 pontos a cada dólar, enquanto antes ficava em 1 ponto por real.
A pontuação do Itaucard PDA Platinum também terá, além dos 2 pontos por dólar, 5 pontos por dólar nas lojas do Pão de Açucar. Enquanto o PDA Gold dará 1,5 ponto por dólar em qualquer compra e 3 pontos por dólar em lojas do grupo.
Outra mudança interessante, mas que agora vai passar sem comemoração é a retirada do deságio nas transferências dos pontos para Smiles e Latam Pass, que antes era de 0,8 e passará a ser de 1 para 1, como já ocorria no TudoAzul.
Segundo o portal Cartões, Milhas e Viagens, não haverá alteração no valor da anuidade.
Mudança faz o PDA perder o apelo para milheiros e ter enxurrada de cancelamentos
O PDA era, sem dúvida, um dos melhores cartões de crédito para juntar milhas, senão o melhor. Com a antiga pontuação de 1 ponto a cada real e os bônus de transferência dos programas das companhias aéreas, ficava fácil conseguir um montante considerável que “pagava” a própria anuidade no fim do ano.
A solicitação do cartão do Itaú também era lenda para alguns, já que era difícil conseguir aprovação. Desde dezembro de 2022, o PDA deixou de receber pedidos, um sinal de que alguma mudança estava por vir.
Agora, com 2 pontos a cada dólar, o cartão do Itaú fica abaixo de concorrentes que oferecem 2,2 ou 2,5 ou até mais pontos a cada US$ 1. Pode continuar atrativo, apenas, para quem compra com frequência nas lojas do Pão de Açúcar, seja pelos descontos de 20% em alguns produtos ou pela maior pontuação convertida, fora esses casos o cartão não vale mais a pena, a menos que o cliente consiga isenção de anuidade na hora de solicitar o cancelamento.