Mais

    Estados Unidos enfrentam preocupações com fraude eleitoral e urnas adulteradas

    Os comissários de condados republicanos da região pecuária no alto deserto do Novo México tentaram de tudo para persuadir os eleitores de que suas eleições são seguras.

    Eles aprovaram a contagem manual das cédulas das eleições primárias em seu condado rural, incentivaram o público a observar os testes de segurança das urnas e encarregaram o gerente do condado de supervisionar esses esforços para garantir que eles corressem sem problemas. Nada disso parece suficiente.

    A crença de que as máquinas de votação estão sendo manipuladas para influenciar o resultado das corridas está sendo promovida por Trump e seus aliados, muitos dos quais espalham teorias da conspiração por todo o país há quase dois anos.

    Suas mensagens penetraram profundamente no Partido Republicano, apesar de não haver evidências de manipulação ou fraude generalizada nas eleições presidenciais de 2020. Essa descoberta foi apoiada por várias revisões em estados de campo de batalha, por juízes que rejeitaram dezenas de processos judiciais, pelo próprio Departamento de Justiça de Trump e altos funcionários de seu governo.

    A desconfiança explodiu no condado de Torrance no início deste ano, quando os comissários foram definidos para certificar os resultados das primárias do estado em 7 de junho. Torrance estava entre um punhado de condados rurais do Novo México que consideraram adiar a certificação, já que as multidões deram voz a teorias da conspiração em torno dos equipamentos de votação.

    Moradores irritados denunciaram os resultados e a certificação dos comissários em uma reunião – uma votação realizada depois que o secretário eleitoral do condado informou que a eleição local era segura e precisa. Os presentes insultaram os comissários, chamando-os de “covardes”, “traidores” e “marionetes de carimbo”.

    Os comissários responderam tomando várias medidas sem precedentes na tentativa de restaurar a confiança na votação e na contagem de votos.

    Eles ordenaram uma recontagem independente dos resultados das eleições primárias manualmente e designaram o gerente do condado para recrutar pesquisadores e voluntários veteranos para dois dias de esforços cansativos para classificar e registrar imagens de cédulas, com recontagens adicionais. Eles também fizeram com que ela supervisionasse os testes e a certificação dos tabuladores de votos do condado.

    “Sou meio que pioneira nisso e tenho certeza de que não serei perfeita nisso, mas posso dizer que estou tentando”, disse Janice Barela, gerente do condado que supervisiona a recontagem. “Como você sabe se é a contagem manual que está certa? Como você sabe se é um tabulador que está certo? … O que eu gostaria de ver em tudo isso é o trabalho do processo eleitoral.”

    Não está claro se seus esforços vão satisfazer as dúvidas locais sobre a precisão das eleições – ou se as aumentarão.

    A vice-secretária do Condado de Torrance, Silvia Chavez, mostra uma cédula de amostra em um teste de máquina em Estancia, NM

    A subsecretária do condado de Torrance, Silvia Chavez, mostra uma amostra de cédula em um teste de máquina em Estancia, NM (AP Photo/Andres Leighton)

    Bill Mendenhall, um republicano registrado próximo à idade de aposentadoria, disse que a raiva ainda lateja na comunidade pelo resultado das eleições presidenciais de 2020. Trump ganhou dois terços dos votos no condado de Torrance.

    “Acho que não queima tanto, mas queima”, disse Mendenhall, agente penitenciário de segurança máxima do Novo México. Ele estava cuidando de um pequeno rebanho de cabras sob um velho moinho de vento em seu rancho de 18 acres. “Das pessoas com quem trabalho, 90% delas estão com raiva. Muita gente acha que Trump foi enganado.”

    Especialistas dizem que os tabuladores de máquina se mostraram mais precisos do que as contagens manuais, que são suscetíveis a erros humanos. No entanto, os resultados do recente esforço de contagem manual foram saudados como justificativa por alguns céticos .

    “Mesmo que sejam democratas ou pessoas de quem não gosto ou com quem não me dou bem, eu confiaria neles em vez de máquinas”, disse Ness.

    Recentemente, ele deixou o Partido Republicano em meio a uma profunda frustração com os governos estadual e federal, que, segundo ele, não atendem às necessidades do povo.

    “Eu não ficaria chocado se não tivéssemos uma eleição geral”, disse ele. “Acho que as coisas neste país estão desmoronando muito rapidamente.”

    Ao mesmo tempo, Bill Peifer, tesoureiro local do Partido Democrata, alerta que nem todos os que questionam as eleições podem ter o mesmo motivo.

    “Acho que algumas das pessoas que duvidam honestamente não confiam nas máquinas”, disse ele. “E há outros que só querem fazer uma bagunça.”

    Mais recentemente, uma variedade de aliados locais e fora do estado de Trump realizaram fóruns em todo o estado promovendo teorias da conspiração, incluindo o ex-estrategista da Casa Branca Steve Bannon, o executivo-chefe da MyPillow, Mike Lindell, e a indicada republicana para secretária de Estado, Audrey Trujillo.

    Na vanguarda está David Clements, um ex-promotor e ex-professor universitário do Novo México. Em convenções, reuniões da igreja e fóruns locais, ele defende a eliminação de equipamentos eleitorais eletrônicos e a absolvição de muitos dos réus acusados ​​no ataque de 6 de janeiro de 2021 ao Capitólio dos EUA.

    Em uma apresentação no mês passado para cerca de 60 pessoas em uma biblioteca pública em Albuquerque, Clements descreveu os equipamentos de votação no Novo México como intencionalmente vulneráveis ​​à fraude e pintou muitos funcionários do condado como cúmplices.

    “Nós nunca vamos parar o sangramento a menos que nos livremos dessas máquinas”, disse ele. “É uma questão fundamental.”

    A desconfiança arraigada nas eleições inspirou adversários independentes nas eleições gerais de novembro para os assentos ocupados por Schwebach e pelo Comissário Kevin McCall. Ambos os oponentes afirmaram que Joe Biden não foi legitimamente eleito presidente.

    McCall está buscando a reeleição enquanto trabalha longas horas em sua fazenda de abóboras, que possui uma casa mal-assombrada para o Halloween e emprega mais de 400 trabalhadores sazonais.

    “Nós nos importamos”, disse ele em uma entrevista recente. “Colocamos Janice nisso para ser o único trabalho, para avaliar e fornecer confiança na eleição.”

    Ele expressou exasperação que os esforços não parecem ter valido a pena até agora.

    “Se eles realmente querem me substituir, me substituam”, disse ele. “Eu não estou fazendo isso por dinheiro.”

    A feira não conta os seus resultados de contagem na quinta-cédulas primárias, os discos de contagem suficientes para indivíduos e a contagem de máquinas em essas operações, embora o manual seja suficiente especialistas em máquinas que contam com os mais precisos manuais, que são guias de erros humanos. No entanto, os resultados foram recebidos como justificativa pelos céticos. “Embora os números sejam de informações de como as máquinas não serão novas, o que não é fato novo”, declarou Jennette Hunt.

    leia também

    guest
    0 Comentários
    Inline Feedbacks
    Ver todos comentários
    0
    Faça um comentáriox