Dias de jogos da seleção na Copa não são feriados. Logo, as empresas não têm obrigação legal de liberar seus colaboradores, nem paralisar ou suspender suas atividades para que possam assistir aos jogos. As empresas que decidirem pela dispensa não podem descontar o dia do salário.
As empresas podem estabelecer um calendário que possibilite aos empregados acompanharem os jogos do Brasil. A CLT autoriza em seu artigo 59 que as empresas estabeleçam o sistema individual de compensação de horas dentro da mesma semana ou no mês. Ou ainda se valham do banco de horas para isso.
Outra forma de compensar a folga durante os jogos é firmar acordo específico com os sindicatos de classes. Os trabalhadores precisam estar cientes em quais horários e mediante quais contrapartidas a empresa e os trabalhadores estão assumindo para se organizar para torcer pelo Brasil.
Folga pode ser descontada do salário?
As empresas que decidirem pela dispensa dos empregados durante os jogos não podem descontar o dia do salário da equipe, nem utilizar essas horas ou dias de dispensa como um tipo de licença, falta injustificada ou atraso do funcionário.
Bom que não vou precisar trabalhar!
Bando de gente q n gosta de trabalhar caçando motivo pra ficar atoa