Nota foi assinada por Lula e Alberto Fernández, presidente da Argentina, o objetivo é ‘superar barreiras de trocas comerciais’
Os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e da Argentina, Alberto Fernández, lançaram neste domingo (22) uma nota com objetivos de ambos os países avançarem nas discussões para lançar uma moeda comum entre Brasil e Argentina.
Segundo os chefes de Estado, os países pretendem “superar barreiras das trocas, simplificar e modernizar regras e incentivar o uso de moedas locais”. A ideia da moeda entre Brasil e Argentina é de utilizá-la para fluxos financeiros, quanto comerciais, “reduzindo os custos de operação e diminuindo a nossa vulnerabilidade externa”.
Veja o vídeo:
Economistas reagiram e apontam que se isso realmente acontecer poderá ser uma tragédia para o Brasil, uma vez que o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da Argentina fechou o mês de dezembro com alta 5,1% na comparação com novembro, o que deixa o país com inflação de 94,8% em 2022 na comparação anual, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística e Censos (Indec).
Em setembro o banco central argentino fez uma projeção de que o ano terminaria com o índice de preços em alta de 95%. Para 2023, a perspectiva é de que a taxa de inflação anual do país sul-americano deve chegar a 84%, e cair para 63% em 2024. Em 2021 o país registrou índice de 50,9%.
After reading your article, it reminded me of some things about gate io that I studied before. The content is similar to yours, but your thinking is very special, which gave me a different idea. Thank you. But I still have some questions I want to ask you, I will always pay attention. Thanks.