A Polícia Federal informou nesta sexta-feira, 18, que suspendeu a confecção de novos passaportes por falta de dinheiro. A medida vale a partir de 0h deste sábado, 19.
“O agendamento online do serviço e o atendimento nos postos da PF continuarão funcionando normalmente. No entanto, não há previsão para entrega do passaporte solicitado enquanto não for normalizada a situação orçamentária”, afirmou a PF em nota.
Segundo a PF, usuários atendidos nos postos de emissão até esta sexta receberão seus passaportes normalmente.”Os demais serviços prestados pela PF não serão afetados. A Polícia Federal acompanha atentamente a situação junto ao Governo Federal para o restabelecimento completo do serviço”, afirmou a corporação.
Dados da Polícia Federal apontam que, neste ano, a corporação havia emitido 1.932.479 passaportes até o fim de outubro. O número é maior do que em 2020 (1.030.660 documentos) e em 2021 (1.281.733), durante o período de maior prevalência da pandemia da covid-19. Em 2019, foram confeccionados 2.985.999 passaportes.
A média de passaportes confeccionados este ano é de 193.247 documentos emitidos por mês. Neste ano, maio foi o mês de maior emissão de passaportes: 228.373. Estão inclusos passaportes comuns, de emergência, para estrangeiros e o laissez-passer (documento de viagem, de propriedade da União, concedido, no território nacional, pela PF e, no exterior, pelo Ministério das Relações Exteriores, ao estrangeiro portador de documento de viagem não reconhecido pelo governo brasileiro ou que não seja válido para o Brasil).