O presidente Jair Bolsonaro (PL) promoveu dez generais do Exército. Os nomes foram publicados por decreto no Diário Oficial da União da última terça-feira (22). As promoções fazem parte de um procedimento padrão, que ocorre ao menos três vezes ao ano. Os critérios de promoção são antiguidade, merecimento, escolha, bravura e “post mortem”. O presidente tem a prerrogativa de promover por decreto militares aos postos de oficial-general e de oficial superior.
Pelo decreto, o general de Divisão Luciano Guilherme Cabral Pinheiro passou ao posto de general de Exército, a maior patente na hierarquia.
Também quatro generais de Brigada, duas estrelas, foram elevados ao posto de general de Divisão, três estrelas, são eles: Ivan de Souza Corrêa Filho, Ulisses de Mesquita Gomes, Alexandre Oliveira Cantanhede Lago e Rogério Cetrim.
Outros cinco coronéis de Infantaria, Cavalaria e Artilharia foram promovidos aos postos de general de Brigada: Ricardo Moussallem, Marcus Vinícius Gomes Bonifácio, Márcio Cossich Trindade, Ádamo Luiz Colombo da Silveira e Erb Lyra Leal.
O Diário Oficial também aponta que outros 16 cargos do Exército sofreram mudanças com o decreto, por meio de transferências e exonerações.
Ontem Bolsonaro também se encontrou com os comandantes das Forças Armadas, mas o teor da reunião não foi revelado.