A 123milhas responsabiliza, em parte, o comportamento dos consumidores pela atual crise da empresa. No pedido de recuperação judicial que protocolou na quarta-feira (29/08), ela afirma que esperava que os clientes do pacote Promo, sua opção mais barata e que está no centro da turbulência, também adquirissem outros serviços na plataforma. Como isso não ocorreu, a empresa não conseguiu honrar seus compromissos, afirma.
A medida tem como objetivo assegurar o cumprimento dos compromissos assumidos com clientes, ex-colaboradores e fornecedores. A empresa anuncia na petição o valor da causa em R$ 2,308 bilhões.
Quando o processo de recuperação judicial é aceito pela Justiça, a empresa consegue um prazo de dois anos para pagar suas dívidas. “No fim de um ano da recuperação judicial, a empresa tem que pagar 40% do valor da dívida e no fim do segundo ano, os outros 60%. Mas muitas vezes, este processo também é uma oportunidade da companhia dar uma negociada com os fornecedores, com os credores. A recuperação judicial não é uma falência. É uma negociação, mas ajuizada”, explica Roberto Kanter, economista e professor de MBAs da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Segundo a 123milhas, a recuperação judicial permitirá à empresa concentrar em um só juízo todos os valores devidos. A companhia avalia que, desta forma, chegará mais rápido a soluções com todos os credores para, progressivamente, reequilibrar sua situação financeira.
Em nota, a A 123milhas ressaltou que “permanece fornecendo dados, informações e esclarecimentos às autoridades competentes sempre que solicitados”.
“A empresa e seus gestores se disponibilizam, em linha com seus compromissos com a transparência e a ética, a construir conjuntamente medidas que possibilitem pagar seus débitos, recompor sua receita e, assim, continuar a contribuir com o setor turístico brasileiro”, completa.
Nesta segunda-feira (28), a 123milhas anunciou uma reestruturação com demissões nas áreas administrativa, financeira e tecnologia. A empresa também anunciou a suspensão do site HotMilhas, de venda e compra de milhas aéreas.